terça-feira, 6 de abril de 2010

Teatro Grátis São Paulo (Abril)

Seguem algumas dicas de teatro grátis em São Paulo.
Assim você não tem nem desculpa para dizer que está sem grana e se quer impressionar o seu outro alguém, esse é um programa BBB, não é Big Brother (Argh!) e sim sigla para Bom, Bonito e Barato.


Alvorada para a Vida
A peça conta um pouco sobre como vivem os policiais, como são suas rotinas, vida fora do trabalho e o preconceito que sofrem em grande parte do país.
Direção: Edu Ribas. Elenco: Rodrigo Savini, Clau Cicotosti e Natália Gama.
Até 29 de Maio, Sábados, às 19h
Fatec (350 lugares)
Praça Coronel Fernando Prestes, 30 (Bom Retiro)
Tel: (11) 3327-7873
Ingressos: Doação de 1Kg de alimento não perecível.


Bodas de Sangue
Bodas de Sangue é um dos mais importantes textos da dramaturgia espanhola, Suas personagens envolvidas em conflitos de sangue tornam a tématica instigante e de grande beleza poética. Mostra a história de dois jovens apaixonados que são impedidos pelas suas famílias de ficarem juntos. O reencontro acontece justamente no dia do casamento da jovem com um outro homem. Um noivo ansioso em se casar, uma noiva sufocada por uma paixão do passado e um homem casado preso a um amor antigo, traçam um trágico destino que selará este triângulo amoroso. Um casamento, uma traição. Ódio e vingança marcam a tragédia de Bodas de Sangue. O espetáculo tem como objetivo contrapor a sensibilidade do amor, da dor e do sofrimento, através das cantigas de Villas Lobos musicadas ao vivo por : violão, percussão, trompete e flauta transversal e a paixão avassaladora, apropriada pelo caráter provocativo e viotento da dança butoh. É um convite a uma história repleta de grandes diálogos com poesias belíssimas, onde as linguagens realista e surrealista e as danças butoh e flamenca se misturam ao fatalismo, violência, angustia, simbolismo e sangue.
Direção: Kiko Marques. Elenco: Aline D´Angelo, Christian Barros, Ivan Catunda, Julia Ornelas, Julio Sbarrais, Marcela Gibo, Paula Bortolin e Thiago Jacob.
Até 9 de Maio, sábados, às 19h30 e domingos, às 19h
Teatro INDAC
Praça Américo Jacomino, 63 (Vila Madalena)
Tel: (11) 3862-0947
Ingressos: Grátis


Cinema
Gênero: Tragicomédia
O espetáculo Cinema transforma o espaço do Teatro do SESI - São Paulo em uma fascinante sala de cinema. A peça revela, em uma montagem autêntica, toda magia deste mundo encantador, explicando o ilusionismo e a relação da audiência com a tela. O espectador mistura suas memórias com a realidade vivida neste espaço, envolvendo situações criadas e estimuladas pelo ambiente da sala de cinema. O espetáculo também coloca uma audiência diante de outra audiência, mostrando que o cinema possui a matéria misteriosa do sonho que permite à irrealidade se tornar real.
Direção: Felipe Hirsch. Com a Sutil Companhia de Teatro
Até 4 de Julho, quinta a sábado, às 20h e domingos, às 19h
Teatro Popular do SESI (456 lugares)
Avenida Paulista, 1313 - Metrô Trianon-Masp (Cerqueira César)
Tel: (11) 3333-7511
Ingressos: Grátis (quintas e sextas) e R$10,00 (sábados e domingos)


PH2 Advertising Agency
Hope, uma garota recém-formada e cheia de sonhos, aporta em Nova York em busca de um emprego de verdade. Ela ainda não sabe, mas encontrará uma realidade inesperada e bastante competitiva no dia-a-dia de uma moderna agência de publicidade. Venha se divertir com esta comédia que mostra o cotidiano de jovens que apostam pra valer na criatividade e em suas próprias ideias. Em inglês.
Com Ana Lopes Dias, Alexandre Ogata, Juliana Gonçalves, Lécio Rabello, Rafael Losso e Gabriel Stippe. Direção: Carolina Bonfanti. Texto: Juliana Gonçalves. Versão em inglês: Ana Lopes Dias.
Até 18 de Abril, sábados, às 20h e domingos, às 19h
Auditório Cultura Inglesa - Higienópolis
Av. Higienópolis, 449 (Higienópolis)
Tel: (11) 3826-4322
Ingressos: Grátis


Lorca em Ouro e Prata
Intervenção Artística que se propõe a realizar uma interação direta com o público a partir dos poemas, cenas curtas e canções que compõem a esquete, criando assim uma intervenção poético-teatral a partir do imenso repertório lorquiano. Essa interação se dá de maneira intimista e delicada, onde cada indivíduo ou pequeno grupo de indivíduos têm a possibilidade de saborear uma poesia quase ao "pé do ouvido", num contato direito e íntimo com os atores-poetas.
Com o Grupo Caldeirão.
Até 25 de Abril, Domingos, às 13h (na Praça, térreo)
SESC Pinheiros
Rua Paes Leme, 195 (Pinheiros)
Tel: (11) 3095-9400
Ingressos: Grátis


The Cachorro Manco Show
"Ração por minha narração". De microfone em punho, um homem com roupa rota tenta convencer a qualquer custo que merece ganhar abrigo e comida na casa de algum nobre dono. Texto de Fábio Mendes. Direção de Moacir Chaves. Interpretação de Leandro Daniel Colombo.
Estréia dia 7 de Abril (quarta)
Até 11 de Abril, De quarta-feira a domingo, às 19h
Caixa Cultural São Paulo
Praça da Sé, 111 (Centro)
Tel: (11) (11) 3321-4400 ou (11) 3321-4406
Ingressos: Grátis



Popol Vuh
Baseado no mito maia de mesmo nome, dois atores, como deuses onipotentes dos destinos de sua criação, “brincam” de inventar o mundo e as relações sociais, não poupando uma ácida crítica, e também sátira, aos caminhos da humanidade. Utilizando-se de materiais pouco convencionais ao teatro, tais como argila, gravetos e sucatas de informática, são retratados justamente 3 períodos da história da humanidade: a criação, o princípio da (des)organização social e o caos.
Direção: Henrique Sitchin. Elenco: Leonardo Crochik e Sandro Friedland
Estréia dia 9 de Abril (sexta)
Até 11 de Abril, sexta e sábado, às 21h; domingo, às 19h (na sala guiomar novaes)
Funarte São Paulo (101 lugares)
Al. Nothmann, 1058 (Campos Elíseos)
Tel: (11) 3662-5177
Ingressos: Grátis


A Bailarina e o Palhaço
Inspirado nas tantas histórias em que a Música é companheira de amores sublimes e desvairadas paixões, o espetáculo traz a história narrada pelo público, com participação constante do mesmo. Este singelo amor entre o Palhaço e a Bailarina é representado através de um belo adágio acrobático.
Com a Cia. Suno de Arte.
Dia 10 de Abril (sábado)às 16h (na Praça)
SESC Pinheiros
Rua Paes Leme, 195 (Pinheiros)
Tel: (11) 3095-9400
Ingressos: Grátis


AuTORES EM CENA
O Itaú Cultural promove a terceira edição do AuTORES EM CENA, que acontece da seguinte maneira: um diretor de teatro é convidado para dirigir escritores que interpretam os próprios textos. Escritor em cima de um palco? E aquela história de que são solitários, silenciosos e tímidos? O objetivo do programa é desfazer essa lenda. Esqueça a velha ideia de que só autor confinado é o bom prosador. Marcam presença no projeto Lourenço Mutarelli, autor de O Cheiro do Ralo, o jornalista e escritor Xico Sá, Paulo Lins, escritor de Cidade de Deus, e os poetas Dugueto Shabazz, Bruna Beber e Pardal.
Estréia dia 10 de Abril (sábado)
Até 11 de Abril, às 20h
Itaú Cultural (255 lugares)
Avenida Paulista, 149 (próximo à Estação Brigadeiro do metrô) (Paraíso)
Tel: (11) 3268-1700
Ingressos: Grátis


Vai te Catar
A peça utiliza poesia falada e competição de performances poéticas para fazer uma viagem pelo universo das palavras.
Núcleo Bartolomeu de Depoimentos. Concepção geral, texto e dir. musical: Roberta Estrela D’Alva.
Estréia dia 10 de Abril (sábado)
Até 18 de Abril, sábado, às 20h e domingo, às 18h
Centro Cultural da Juventude
Av. Deputado Emílio Carlos, 3641 (Santana)
Tel: (11) 3984-2466
Ingressos: Grátis


Estripulias no Circo
Inspirado nas tantas trupes circenses que viajam pelo mundo em suas pequenas caravanas, o espetáculo traz a história de um singelo sonho de três artistas pelo resgate ao universo circense, para que este não morra ou seja esquecido.
Com a Cia. Suno de Arte.
Dia 11 de Abril (domingo)às 16h (na Praça)
SESC Pinheiros
Rua Paes Leme, 195 (Pinheiros)
Tel: (11) 3095-9400
Ingressos: Grátis


Big Bang
A peça recria a história desde o seu provável momento inicial, o “Big Bang”, para terminar em nosso constante questionamento acerca dos desconhecidos destinos que nos são, talvez, reservados. Trata de alguns fatos marcantes da trajetória da humanidade. Percorre momentos cruciais da história, seguindo curiosas interpretações dos fatos - que vão desde imagens caricatas até momentos em que o relato “oficial”, propriamente, é deixado de lado para priorizar pequenas reflexões ou críticas destes eventos. A aventura humana sobre a terra é retratada em um espetáculo rico em técnicas, imagens, humor e poesia.
Texto, concepção geral e direção: Henrique Sitchin e Verônca Gerchman. Elenco: Henrique Sitchin, Zé Antônio Do Carmo, Camila Prietto, Claudemir Santana, Aguinaldo Rodrigues e Paulo Loureiro Jr.
Estréia dia 17 de Abril (sábado)
Até 18 de Abril, Sábado, às 21h e domingo, às 19h
Funarte São Paulo (101 lugares)
Al. Nothmann, 1058 (Campos Elíseos)
Tel: (11) 3662-5177
Ingressos: Grátis


Amores no Meio Fio
"Amores no Meio-Fio" cria uma catadora de lixo que, como tantos anônimos pelas grandes cidades, inventa seus meios alternativos de sobrevivência. Mas esta mulher se dá o direito de procurar, pelas ruas, restos que possam alimentar - além do corpo - a sua alma, os seus sonhos, desejos e fantasias.
Dia 18 de Abril (domingo)às 16h (Na Praça)
SESC Pinheiros
Rua Paes Leme, 195 (Pinheiros)
Tel: (11) 3095-9400
Ingressos: Grátis


Teatro Restaurativo
Resultado da oficina realizada no CCJ entre dezembro e fevereiro, esta apresentação promove um debate cênico sobre crimes de intolerância. Um grupo de jovens encena esquetes teatrais criadas a partir de casos ocorridos no entorno do CCJ. Em seguida, a plateia é convidada a participar, propondo formas de prevenir esses acontecimentos e de superar suas consequências.
Dia 20 de Abril (terça)às 16h
Centro Cultural da Juventude
Av. Deputado Emílio Carlos, 3641 (Santana)
Tel: (11) 3984-2466
Ingressos: Grátis


Pedro de Valdivia: La Gesta Inconclusa
Gênero: Tragicomédia
Com canções e diversos instrumentos executados ao vivo - instrumentos indígenas mapuches, guitarrão chileno, charango e outros mais conhecidos, como violino e acordeon -, três jograis dão vida a esta história que representa os primeiros anos da conquista do Chile, tendo como fio condutor as cartas que o conquistador Pedro de Valdivia enviou ao Rei da Espanha Carlos V.
Com a Cia. Tryo Teatro Banda (Santiago - Chile). Direção: Juan Francisco Sánchez Brkic - atores e músicos: Pablo Alejandro Obreque Zambrano, César Óliver Espinoza Araya e Juan Francisco Sánchez Brkic
Dia 20 de Abril (terça)às 18h
Centro Cultural São Paulo - Sala Jardel Filho
Rua Vergueiro, 1000 (Paraíso)
Tel: (11) 3277- 3611
Ingressos: Grátis


Autobahn
Sete peças de um ato se entrelaçam nessa road play em que Labute coloca diferentes casais dentro de um automóvel, revelando a força das entrelinhas de um diálogo. O interior do automóvel é mostrado como um dos mais autênticos cenários americanos, em um texto que captura a essência do interior norte-americano e os entrelaçados caminhos que cruzam sua superfície.
Dia 20 de Abril (terça)às 19h
Centro Britânico Brasileiro - CBB
Rua Ferreira de Araújo, 741 ( Pinheiros)
Tel: (11) 3039-0508
Ingressos: Grátis


Estranhas Galinhas
A peça é inspirada no conto Um senhor muito velho com suas asas enormes, de Gabriel García Márquez, e resgata traços da religiosidade e da cultura popular mineira. Vivendo isoladas dos olhares do povo, três irmãs devotas e seguidoras de São Roque se vêem diante do imprevisível e buscam em outros olhos a cumplicidade de cada momento daquela semana de carnaval em Santo Antônio dos Conjurados.
Texto e direção: Fernando Limoeiro. Elenco: Katia Bizinotto, Katia Lourenço, Teta Campos e Marcelo Ribas.
Dia 21 de Abril (quarta)às 18h
Centro Cultural São Paulo - Espaço Cênico Ademar Guerra
Rua Vergueiro, 1000 (Paraíso)
Tel: (11) 3277- 3611
Ingressos: Grátis


Hotel Komarca
História de sete detidos que vivem emoções e paixões dentro de uma cela onde há o medo e a coragem pela sobrevivência. Um recheio de comédia e melodrama, em que encenação e enredo se unem para criar uma sólida análise sobre o cotidiano dos presos, suas angústias e aspirações.
Com a Cia. Henrique Artes (Luanda - Angola). Texto: Flavio Ferrão. Direção: Flávio Manuel Ferrão e Suelma Mariana Ernesto Mário. Elenco: José Maria Barreto Fernandes, Raúl João Manuel Lorenço, Ailton Manuel Silvéiro, Samuel de Jesus Garcia Viegas, Adilson Domingos Imbundo Vunge, Naed das Dores Júnior Branco, Benjamim Pakissi Patrício Ferrão e Hélio Sídney Epalanga Taveira
Dia 21 de Abril (quarta)às 19h
Centro Cultural São Paulo - Sala Jardel Filho
Rua Vergueiro, 1000 (Paraíso)
Tel: (11) 3277- 3611
Ingressos: Grátis


Teruel y La Contiuidad Del Sueno
A obra enfoca o destacado papel que artistas e intelectuais do mundo todo assumiram na guerra contra o fascismo e nos questiona sobre a função da arte. A ação se passa em Teruel - Espanha, em fevereiro de 1938. A cidade foi recuperada pelos franquistas, mas há a resistência dos Republicanos. Um grupo de artistas está na frente da batalha, de brigadas internacionais que se negam a deixar a cidade, enquanto preparam um espetáculo que será levado à capital.
Com a Cia. El Bachín Teatro (Buenos Aires - Argentina). Direção e dramaturgia: Manuel Santos Iñurrieta. Elenco: Julieta Grinspan, Marcos Peruyero, Carolina Guevara e Manuel Santos Iñurrieta
Dia 22 de Abril (quinta)às 18h
Centro Cultural São Paulo - Sala Jardel Filho
Rua Vergueiro, 1000 (Paraíso)
Tel: (11) 3277- 3611
Ingressos: Grátis


Rosita Contratodo
A jovem Rosita se desmembra em três perfis - aérea, terrestre e amortalhada - e transita pela região da Catatumbo para revelar as vivências de mulheres vítimas do tráfico sexual.
Com o Grupo Rapsoda Teatro (Bogotá - Colômbia). Direção: Patricia Ariza e Carlos Satizabal. Elenco: Carlos Satizabal, Jhon Franklin Hernandez Vidal, Diana Elvira Casas Vergara, Aura Bastidas Salazar, Francezca Pinzón e Patricia Díaz Moreno.
Dia 23 de Abril (sexta)às 21h
Centro Cultural São Paulo - Espaço Cênico Ademar Guerra
Rua Vergueiro, 1000 (Paraíso)
Tel: (11) 3277- 3611
Ingressos: Grátis


Los Rios Profundos
Leitura coral e dançada baseada no livro homônimo de José Maria Arquedas. Inspirando-se em um coro grego, quatro atores representam um Coro Arguedeano, criando seu próprio coro andino. A partir de suas ações cantadas e dançadas, interpretam o protagonista - Ernesto, um menino de 13 anos, confuso por seus descobrimentos do mundo e pela relação complexa com seu pai - e dão vida aos Ernestos adultos.
Com o Grupo Cuatrotablas (Lima - Peru). Texto: José Maria Alguedas. Direção: Mario Delgado Vásquez. Elenco: Manuel Luna, Flor Castillo, José Miguel de Zela e Mario Delgado
Dia 23 de Abril (sexta)às 21h
Centro Cultural São Paulo - Sala Jardel Filho
Rua Vergueiro, 1000 (Paraíso)
Tel: (11) 3277- 3611
Ingressos: Grátis


Livres e Iguais
Um trabalho de teatro de formas animadas inspirado na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Cenas do duro cotidiano das grandes cidades, onde pessoas são obrigadas a sobreviver do lixo, a disputar um lugar para morar e onde há falta de trabalho, são entremeadas por imagens de lirismo e poesia.
Direção e roteiro: Júlio Maurício, Nazareno Pereira e Valmor Níni Beltrame. Elenco: Anah Paula Possap, Júlio Maurício, Leon de Paula, Nazareno Pereira e Valdir Silva
Dia 24 de Abril (sábado)às 17h
Centro Cultural São Paulo - Espaço Cênico Ademar Guerra
Rua Vergueiro, 1000 (Paraíso)
Tel: (11) 3277- 3611
Ingressos: Grátis


Aire Frio
Uma versão de um clássico da dramaturgia cubana dos anos de 1960. Revela momentos essenciais da vida da família Romaguera, pela memória da personagem Luz Marina: o passo do tempo, a visão da atualidade dessas figuras- ícones da cultura e do teatro cubano - eternizadas pelo autor em um gesto, um olhar, uma voz que nos chega de longe.
Com o Grupo de Teatro Avante (Miami - EUA). Texto: Virgilio Piñera. Adaptação: Raquel Carrió. Direção: Mario Ernesto Sánchez. Elenco: Marilyn Romero, Ana Viña, Gerardo Riverón, Jorge Luis Álvarez, Julio Rodríguez e Tony Benítez
Dia 24 de Abril (sábado)às 21h
Centro Cultural São Paulo - Sala Jardel Filho
Rua Vergueiro, 1000 (Paraíso)
Tel: (11) 3277- 3611
Ingressos: Grátis


Raimuda Pinto, Sim Senhor!
Montado pela primeira vez em 1992, o espetáculo traz como tema o êxodo rural e mostra a trajetória de uma jovem cearense, feia, pobre e subdesenvolvida, que consegue "vencer na vida" longe de sua terra natal. A história se passa num cenário da Segunda Guerra Mundial, em 1942, no subúrbio de Fortaleza, mas o eixo geográfico é instável e logo ela se encontra viajando pelo mundo
Com o Grupo Harém de Teatro (Teresina - Piauí). Texto: Francisco Pereira da Silva (Chico Pereira). Direção: Arimatan Martins. Elenco: Francisco Pellé, Francisco de Castro, Jorge Carlo, Moisés Chaves, Maneco Nascimento, Airton Martins, Marcel Julian e Fernando Freitas
Dia 25 de Abril (domingo)às 19h
Centro Cultural São Paulo - Sala Jardel Filho
Rua Vergueiro, 1000 (Paraíso)
Tel: (11) 3277- 3611
Ingressos: Grátis


I Hate Hamlet
Um astro da TV compra um apartamento em Nova York e é convidado a interpretar Hamlet em pleno Central Park. Só que ele odeia a peça. Ao mesmo tempo ele recebe outro convite, para estrelar em Hollywood uma nova série de TV, tosca, mas que lhe dará rios de dinheiro. Eis que surge então o fantasma do ex-morador do apê, o ator John Barrymore, um dos mais famosos Hamlets de todos os tempos e tenta convencê-lo a encarar a tragédia de Shakespeare.
Dia 30 de Abril (sexta)às 20h
Casa do Saber
Rua Dr. Mario Ferraz, nº414 (Jardins)
Tel: (11) 3707-8900
Ingressos: Grátis

Fonte: sampa online
Related Posts with Thumbnails

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
blog template by Pastor : background image by Leo Rocchetti